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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Renovando o planeta. Ter consciência de cuidar do planeta na medida em que cada vez mais somos vítimas de nós mesmo.

SALVE O PLANETA Introdução A Resolução CONAMA Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 nos traz que meio ambiente é: “Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.” Ultimamente têm-se as pressões pelo uso dos recursos naturais, levando à escassez destes. Em meio a uma sociedade que pauta seus hábitos no consumo, a necessidade de recuperação e conservação da biodiversidade, se alia a questões relacionadas à pobreza, à fome, à violência e à miséria. Nesse contexto, a educação ambiental apresenta-se como uma ferramenta importante, a longo prazo, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Dessa forma, a educação ambiental está cada vez mais presente nos modos de vida sociais por ser uma forma de manter um equilíbrio entre sociedade e natureza, buscando, através da sustentabilidade, promover uma educação emancipatória, crítica e pautada na cidadania. Sorrentino (1998) acredita na necessidade de serem articuladas ações de educação ambiental baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, diversidade e identidade cultural, participação e mobilização social e práticas interdisciplinares. A escola se encontra inserida nesse contexto mundial de crescimento econômico desenfreado, desflorestamento, contaminação hídrica, desertificação, extinção de fauna e flora perda da biodiversidade, exploração social e aniquilação de culturas em vistas do processo de globalização. E dentro desse contexto, elas têm papel importante na luta contra todas essas formas de agressões socioambientais. Sendo assim, o estudo do meio ambiente no Ensino Fundamental I e Ensino Médio deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem, a ajustarem uma consciência global das questões relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes a sua proteção e melhoria. Analisar o conceito de Educação Ambiental, refletir a cerca das relações do ser humano com o meio ambiente e sua aplicação no cotidiano do aluno. Justificativa Ter consciência da importância de cuidar do planeta é muito importante na medida em que cada vez mais somos vítimas de desgraças naturais.O estudo em questão pretende analisar as concepções de alunos do ensino fundamental e médio do colégio Maria Odette Pithon Raynal sobre o meio ambiente e suas implicações no cotidiano da comunidade escolar. Atualmente percebe-se que devido a falta de cuidados com o meio ambiente a comunidade sofre com questões de saneamento básico como, rede de distribuição de água tratada e de qualidade, rede de esgoto mal distribuída e precária, uma coleta de lixo pouco eficiente e pavimentação e drenagem urbana, fazendo com que a comunidade não possa usufruir dos direitos que município teria que oferecer. Desta forma, pretendemos fazer uma análise através de um trabalho de conscientização da questão ambiental, já que todos os seres vivos dependem do meio ambiente para sua sobrevivência. Objetivo Geral Sensibilizar a comunidade para a questão Meio Ambiente como forma de melhoria da qualidade de vida. Específicos - Desenvolver noções de respeito ao meio ambiente, mostrando como colaborar para sua preservação. - Propiciar a formaçãoda cidadania - Mostrar a importância das florestas tropoicais. - Mostrar produtos da Floresta Amazônica. - Mostrar a diversidade no meio ambiente e no estilo de vida no Brasil. - Mostrar a importância da agricultura, da pecuária, da avicultura e da pisicultura. - Chamar a atenção para a diferença entre alimentos orgânicos e transgênicos e para o uso de produtos químicos nas plantações e criações. - Incentivar a preservação das reservas de água doce do planeta. Metodologia A questão ambiental é vista por alguns professores e alunos como algo de muita complexidade, mas, nada impede que haja uma grande alavanca para ser trabalhada a questão da preservação e suas implicações ao meio ambiente, partindo, obviamente das concepções prévias e inserindo uma melhor reaplicação deste conhecimento, tentando assim (re)construir conceitos e refletir sobre nossas conduta com o meio ambiente. O desenvolvimento deste projeto será realizado através de atividades sobre o tema de maneira a envolver toda a comunidade escolar a principio, de modo interdisciplinar. O projeto será realizado através de atividades livres que permitam a criatividade dos alunos, que como incentivo quantitativo valerá a nota de 0,0 (zero) a 1,5 (um e meio). - Selecionar imagens e músicas que tratem da destruição do planeta pelo homem; - Criar parágrafos dissertativos sobre o tema do projeto; - Construir uma apresentação com fundo musical no Power Point. - Informações sobre a preservação do meio ambiente nas cidades do Primeiro Mundo. - Informações sobre as dimensões da Floresta Amazônica. - Conscientização sobre a importância da Internet como meio de divulgação de informações. - Informações sobre alimentos transgênicos. - Dicas de como evitasr desperdícios e, assim colaborar para a preservação do meio ambiente. - Indicar sites que tratem da destruição do planeta.

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