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sábado, 20 de julho de 2024

PROJETO DO I TRIMESTRE 2024

PROJETO DO I TRIMESTRE 2024 Projeto Vozes Unidas: Fortalecendo a Saúde e a Igualdade Através da Diversidade TEMA GERAL: Desenvolvimento Sustentável(ODS): Saúde e bem estar, igualdade de gênero e redução das desigualdades socioeconômicas 1-Saúde e bem estar (Área de Exatas) 2-Igualdade de gênero(Área de Linguagem) 3- Redução das desigualdades socioeconômicas . (Área de Humanas). APRESENTAÇÃO Justificativa: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU representam um compromisso global para construir um futuro melhor para todos. Entre os 17 ODS, três se destacam por sua interconexão e impacto: saúde e bem-estar (ODS 3), igualdade de gênero (ODS 5) e redução das desigualdades socioeconômicas (ODS 10). Ao abordarmos esses desafios juntos, podemos criar um mundo mais justo, próspero e sustentável para as próximas gerações. Importância do ODS 3: Saúde e Bem-Estar A saúde e o bem-estar são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. Uma população saudável é mais produtiva, criativa e resiliente. Investir em saúde contribui para o crescimento econômico, a redução da pobreza e a segurança humana. Importância do ODS 5: Igualdade de Gênero A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável. Quando as mulheres e meninas são empoderadas, elas contribuem para a economia, educam seus filhos e promovem a paz em suas comunidades. Importância do ODS 10: Redução das Desigualdades Socioeconômicas A desigualdade é um dos maiores desafios do nosso tempo. Ela impede o desenvolvimento social e econômico, gera conflitos e ameaça a paz e a segurança. Reduzir as desigualdades é essencial para construir um mundo mais justo e sustentável. Interconexão dos ODS 3, 5 e 10 Esses três ODS estão interligados. Investir em saúde e bem-estar contribui para a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas. Da mesma forma, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas são essenciais para alcançar a saúde e o bem-estar para todos. OBJETIVOS GERAIS ● Refletir sobre a saúde e o bem-estar da população, com foco na redução das desigualdades de gênero e socioeconômicas. ● Promover a sustentabilidade ambiental como forma de contribuir para a saúde, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ● Desconstrução de estereótipos de gênero presentes na linguagem e na produção textual dos alunos. ● Desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a temática da igualdade de gênero. ● Promoção da igualdade de gênero na escola e na comunidade. ● Promoção de debates sobre: Saúde física, mental e social. ● Refletir sobre os benefícios da atividade física e alimentação saudável para o nosso bem estar. ● Valorizar a diversidade de saberes e apropriar - se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações do mundo do trabalho. ● Utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo social e cultural para entender sua condição socioeconômica. ● Refletir sobre os prejuízos sociais e familiares causados pelas bebidas alcoólicas. PÚBLICO-ALVO Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio METAS (quantitativo se houver) CRONOGRAMA AÇÕES INÍCIO ATÉ TODAS AS ATIVIDADES 01/04/2024 10/05/2024 CULMINÂNCIA 06/05/2024 10/05/2024 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS ● Discussão em roda de conversa sobre a importância da igualdade de gênero e os estereótipos presentes na sociedade. ● Apresentação de vídeos e músicas que abordam a temática. *(Sugestão de exibição do filme da Barbie sob uma perspectiva de discussão sobre a sociedade patriarcal) ● Leitura e análise de textos literários que retratam diferentes perspectivas de gênero. ● Elaboração de cartazes e quadrinhos que promovam a igualdade de gênero. ● Elaboração de textos narrativos, descritivos e argumentativos que abordem a temática da igualdade de gênero. ● Realização de um concurso de redação sobre a igualdade de gênero.( o gênero textual pode ser livre) ● Realização de campanhas de conscientização sobre a importância da igualdade de gênero usando o meio digital ( produção de vídeo) ● 2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA 3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ATIVIDADES PROPOSTAS POR TURMA 1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA Na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática a proposta é : trabalhar com Saúde mental e lazer, Saúde física e mental, Esporte e lazer, Alimentação Saudável , Importância do sono na qualidade de vida, Prejuízos físicos e sociais causados pelo fumo e pelas bebidas alcoólicas. Esses tópicos serão trabalhados com os 6, 7, 8 e 9 anos dos turnos matutino e vespertino. 3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: 1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das produções textuais e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a temática da igualdade de gênero. 2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA . Serão avaliados ao longo do processo com participação, assiduidade, organização e execução das tarefas propostas. 3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Recursos ● Textos literários que abordam a temática do projeto. ● Materiais audiovisuais que abranja os três objetivos ● Equipamentos de informática para pesquisa e produção textual. ● Papel, canetas, lápis de cor e outros materiais para produção artística. Referências Referências: ● ONU Mulheres: https://www.onumulheres.org.br/ ● Planneta Educação: https://plannetaeducacao.com.br/ ● Instituto Claro: https://www.institutoclaro.org.br/

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