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sábado, 20 de julho de 2024
PROJETO DO I TRIMESTRE 2024
PROJETO DO I TRIMESTRE 2024
Projeto Vozes Unidas: Fortalecendo a Saúde e a Igualdade Através da Diversidade
TEMA GERAL: Desenvolvimento Sustentável(ODS):
Saúde e bem estar, igualdade de gênero e redução das desigualdades socioeconômicas
1-Saúde e bem estar (Área de Exatas)
2-Igualdade de gênero(Área de Linguagem)
3- Redução das desigualdades socioeconômicas . (Área de Humanas).
APRESENTAÇÃO
Justificativa:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU representam um compromisso global para construir um futuro melhor para todos. Entre os 17 ODS, três se destacam por sua interconexão e impacto: saúde e bem-estar (ODS 3), igualdade de gênero (ODS 5) e redução das desigualdades socioeconômicas (ODS 10).
Ao abordarmos esses desafios juntos, podemos criar um mundo mais justo, próspero e sustentável para as próximas gerações.
Importância do ODS 3: Saúde e Bem-Estar
A saúde e o bem-estar são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. Uma população saudável é mais produtiva, criativa e resiliente. Investir em saúde contribui para o crescimento econômico, a redução da pobreza e a segurança humana.
Importância do ODS 5: Igualdade de Gênero
A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável. Quando as mulheres e meninas são empoderadas, elas contribuem para a economia, educam seus filhos e promovem a paz em suas comunidades.
Importância do ODS 10: Redução das Desigualdades Socioeconômicas
A desigualdade é um dos maiores desafios do nosso tempo. Ela impede o desenvolvimento social e econômico, gera conflitos e ameaça a paz e a segurança. Reduzir as desigualdades é essencial para construir um mundo mais justo e sustentável.
Interconexão dos ODS 3, 5 e 10
Esses três ODS estão interligados. Investir em saúde e bem-estar contribui para a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas. Da mesma forma, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas são essenciais para alcançar a saúde e o bem-estar para todos.
OBJETIVOS GERAIS
● Refletir sobre a saúde e o bem-estar da população, com foco na redução das desigualdades de gênero e socioeconômicas.
● Promover a sustentabilidade ambiental como forma de contribuir para a saúde, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades socioeconômicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Desconstrução de estereótipos de gênero presentes na linguagem e na produção textual dos alunos.
● Desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a temática da igualdade de gênero.
● Promoção da igualdade de gênero na escola e na comunidade.
● Promoção de debates sobre: Saúde física, mental e social.
● Refletir sobre os benefícios da atividade física e alimentação saudável para o nosso bem estar.
● Valorizar a diversidade de saberes e apropriar - se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações do mundo do trabalho.
● Utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo social e cultural para entender sua condição socioeconômica.
● Refletir sobre os prejuízos sociais e familiares causados pelas bebidas alcoólicas.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio
METAS (quantitativo se houver)
CRONOGRAMA
AÇÕES INÍCIO ATÉ
TODAS AS ATIVIDADES 01/04/2024 10/05/2024
CULMINÂNCIA 06/05/2024 10/05/2024
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
● Discussão em roda de conversa sobre a importância da igualdade de gênero e os estereótipos presentes na sociedade.
● Apresentação de vídeos e músicas que abordam a temática.
*(Sugestão de exibição do filme da Barbie sob uma perspectiva de discussão sobre a sociedade patriarcal)
● Leitura e análise de textos literários que retratam diferentes perspectivas de gênero.
● Elaboração de cartazes e quadrinhos que promovam a igualdade de gênero.
● Elaboração de textos narrativos, descritivos e argumentativos que abordem a temática da igualdade de gênero.
● Realização de um concurso de redação sobre a igualdade de gênero.( o gênero textual pode ser livre)
● Realização de campanhas de conscientização sobre a importância da igualdade de gênero usando o meio digital ( produção de vídeo)
●
2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA
3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
ATIVIDADES PROPOSTAS POR TURMA
1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA
Na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática a proposta é : trabalhar com Saúde mental e lazer, Saúde física e mental, Esporte e lazer, Alimentação Saudável , Importância do sono na qualidade de vida, Prejuízos físicos e sociais causados pelo fumo e pelas bebidas alcoólicas. Esses tópicos serão trabalhados com os 6, 7, 8 e 9 anos dos turnos matutino e vespertino.
3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO:
1) LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das produções textuais e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a temática da igualdade de gênero.
2) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA . Serão avaliados ao longo do processo com participação, assiduidade, organização e execução das tarefas propostas.
3) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Recursos
● Textos literários que abordam a temática do projeto.
● Materiais audiovisuais que abranja os três objetivos
● Equipamentos de informática para pesquisa e produção textual.
● Papel, canetas, lápis de cor e outros materiais para produção artística.
Referências
Referências:
● ONU Mulheres: https://www.onumulheres.org.br/
● Planneta Educação: https://plannetaeducacao.com.br/
● Instituto Claro: https://www.institutoclaro.org.br/
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