Translate
sábado, 20 de julho de 2024
PROJETO DO SEGUNDO TRIMESTRE - 2024
PROJETO DO II TRIMESTRE 2024
Projeto : Profissões
TEMA GERAL: Importância das profissões como projeto de vida.
APRESENTAÇÃO
Partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada e consciente os alunos para sua escolha profissional, resolvemos lançar o desafio da importância das profissões como projeto de vida, com a finalidade de que os mesmos adquiram maior intimidade com o futuro profissional, podendo assim avaliar possibilidades de mercado de trabalho e aptidões às respectivas atribuições e fazer com que os estudantes reflitam sobre seu futuro e identifiquem suas aspirações profissionais. Após o lançamento do questionamento “Qual a importância da profissão para sociedade?”, Qual meu sonho profissional? Posso crescer além das minhas condições atuais de vida com a profissão dos meus sonhos? os alunos serão estimulados a pesquisar todas as características e atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, preconceito associado as profissões, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
Durante as etapas do projeto os alunos identificarão as principais características da profissão escolhida, descobrirão outras possibilidades dentro da área de atuação preferida e verificarão suas possibilidades com base em suas características e perfil.
As etapas serão acompanhadas pelos dois professores responsáveis, orientando e dialogando com os alunos durante os processos de pesquisa e construção do trabalho.
O trabalho será desenvolvido em dois meses, obedecendo e respeitando as etapas de pesquisa construção e publicação, bem como sua apresentação para o grande grupo.
Justificativa:
Vamos convidar um profissional para fazer uma palestra sobre profissões e propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. E a importância de pensar sobre seu papel na sociedade nas dimensões pessoal, profissional e social. Tendências profissionais para o futuro também serão abordadas.
Com esses pressupostos a serem estudados o estudante passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver raciocínio lógico, capacidade analítica e interpretativa;
Apresentar as profissões em sua enorme diversidade, sanando qualquer tipo de dúvida ou preconceito que tenham;
Perceber a importância para a sociedade que as profissões simbolizam;
Aprender a respeitar a si e ao outro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Preparar os alunos para a escolha consciente da futura profissão;
Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação, ou mesmo garantir que sua escolha é a melhor opção.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio
METAS (quantitativo se houver)
CRONOGRAMA
AÇÕES INÍCIO ATÉ QUEM
TODAS AS ATIVIDADES 03/07/2024 18/08/2024 TODAS AS TURMAS
CULMINÂNCIA 21/08/2024 21/08/2024
TODAS AS TURMAS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Sondar com os alunos quais profissões eles conhecem, se interessam, querem ser e o que sabem sobre elas e etc;
A partir daí, trabalhá-las individualmente;
Músicas;
Filmes;
Brincadeiras dirigidas;
Recorte e colagem;
Desenhos;
Atividades de escrita e leitura;
Criar coletivamente um mural que exponha as profissões que eles mais se interessam;
Confeccionar uniformes com material reciclado;
Montar um livrinho pessoal sobre o projeto, que contenha informações e imagens sobre a profissão dos país e a que o aluno pretende seguir e outras que se interessou;
Será convidado profissionais para conversar com os alunos e interagir com eles.
TURNO MATUTINO TURMAS:
6º ANO A
6º ANO B
7º ANO A
7º ANO B
8º ANO A
8º ANO B
8º ANO C
9º ANO A
9º ANO B
9º ANO C
TURNO VESPERTINO TURMAS:
6º ANO A
6º/7º ANO A
6º/7º ANO B
7º ANO
8º ANO
8º/9º ANO A
8º/9º ANO B
8º/9º ANO C
9º ANO A
9º ANO B
9º ANO C
3) TURNO NOTURNO
Gostaríamos de salientar que a orientação profissional aqui aplicada visar o processo, e priorizar a busca de informações por parte do jovens estudantes, na medida em que ofereceu subsídios para que os orientandos possam tomar suas próprias decisões.
Debate inicial sobre o tema com os interessados, e os professores envolvidos, pesquisas sobre o tema e leituras dirigidas sobre o assunto.
1) Jogo da profissão;
Encontros pontuais para aprofundamento do tema e divisão dos grupos de interesses.
Aula-show: Importância do estudo e do trabalho;
Pesquisa sobre carreiras e profissões;
Palestra: Confissões de um profissional”
Feira das profissões;
Confecção do curriculum vitae
Teste de personalidade profissional;
1ª /2ª SÉRIE A
Esse projeto visa a incentivar os alunos na elaboração do currículo, visto que nessa idade eles começam a buscar estágios como Menor Aprendiz, assim eles se sentem motivados. Percebem também que sem estudo, as grandes empresas não contratam. Irão aprender a trabalhar em equipe e enfrentar situações adversas do cotidiano do trabalho.
1ª /2ª SÉRIE B
Expectativas de aprendizagem
Espero que os estudantes desenvolvam a capacidade de enfrentar os desafios da sua futura profissão.
De inicio, iremos fazer testes vocacionais e descobrir em qual profissão cada aluno se encaixa. Após isso, o aluno irá montar seu currículo, que também estará disponivel em uma das aulas.
Ensaiaremos uma entrevista de emprego, tanto individual e em grupo, e irão aprender todas as etapas de uma contratação.
Para que serve a carteira de trabalho? Qual a importância da contribuição para o INSS? O que é um décimo terceiro sálario? Quando o trabalhador tem direito a férias?
Trabalhar diversas situações como: brigas em ambiente de trabalho, conflitos internos e externos, como se comunicar, como se vestir, como se portar diante a um erro.
Mostrar como o estudo importa na hora de procurar emprego.
3ª SÉRIE REGULAR A
Elaboração de currículos, expondo para a turma a importância da educação não apenas para atividades escolares, mas também para a vida como um todo. Além disso, propõe simulações de entrevistas de emprego e resolução de problemas no ambiente profissional.
3ª SÉRIE FORMATIVO B
Pesquisar as profissões que surgirão no futuro, identificando e analisando aquelas em eles mais se identificam ou têm curiosidades para conhecê-las, vão analisar aspectos como formação acadêmica, quais habilidades deverão desenvolver, Pesquisar projeção de ganhos, dinâmica laboral, necessidade do mercado de trabalho, ética do trabalho, analisar as possibilidades que ele projeta para seu futuro dentro do mercado de trabalho.
Os estudantes irão acessar os links sugeridos e pesquisar sobre o seu projeto de vida, no caso a profissão que escolheram para seu futuro.
Introdução
Os estudantes após um diálogo (roda de conversas) programado irão realizar pesquisa sobre a profissão que escolheram, respondendo ao questionamento que será elencado na roda de conversas .
Desenvolvimento
De acordo com os links disponibilizados aos alunos e as questões levantadas na roda de conversas, os estudantes irão elaborar um roteiro sobre a profissão que escolheram, levantando todos os aspectos relativo a carteira que escolheram, desde as habilidades necessários para desempenhar a sua profissão, até aos ganhos que podem proporcionar.
Os estudantes irão acessar os links sugeridos e pesquisar sobre o seu projeto de vida, no caso a profissão que escolheram para seu futuro.
Espera-se que o estudante possa sanar qualquer dúvida que tenha a respeito da profissão que escolheu, e assim possa desempenhar um papel mais protagonista, buscando o conhecimento/ engajamento necessário, ou até mesmo procurando outras profissões que tenham mais haver com as habilidades que ele possuí ou deseja desenvolver.
Materiais de referência
UNICAMP e CIEE | Profissões: guia para ajudar os jovens na escola da carreira
https://bit.ly/guiaescolhacarreira
Fundação Tide Setubal | Guia de auxílio à escolha profissional para adolescente e jovens
https://bit.ly/guiaescolha
Guia Tô no Rumo | Jovens e escolha profissional
https://bit.ly/tonorumo
Guia do estudante
CULMINÂNCIA PROPOSTAS POR TURMA
TURNO MATUTINO TURMAS:
6º ANO A
6º ANO B
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
2) TURNO VESPERTINO TURMAS:
6º ANO A
7º ANO A
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
ANO
3) TURNO NOTURNO TURMAS
1ª /2ª SÉRIE A
1ª /2ª SÉRIE A
3ª SÉRIE REGULAR A
3ª SÉRIE FORMATIVO B
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das produções textuais e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a temática da igualdade de gênero.
Serão avaliados ao longo do processo com participação, assiduidade, organização e execução das tarefas propostas.
Competências Gerais
1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
4 - Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
6 - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e entender as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu projeto de vida
9 - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação
10 - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
Recursos
Textos literários que abordam a temática do projeto.
Materiais audiovisuais
Equipamentos de informática para pesquisa e produção textual.
Papel, canetas, lápis de cor e outros materiais para produção artística.
Referência
Porvir | Pense em trabalhar habilidades, esqueça a profissão
https://bit.ly/trabprofissão
Canal Futura | Trilha Educação e mundo do trabalho
https://bit.ly/edmundotrabalho
Guia Tô no Rumo | Jovens e escolha profissional
https://bit.ly/tonorumo
UNICAMP e CIEE | Profissões: guia para ajudar os jovens na escola da carreira
https://bit.ly/guiaescolhacarreira
Elaborando o Currículo
Recursos
- Internet
- Computador / tablet
- Smartphones
- Sala Multmídia
Ação Prévia
Colocar em prática a elaboração do currículo. Descobrir as habilidades de cada um, sua experiência profissional, o que pode ocorrer de alguns não ter tido ainda. Conversar sobre as principais informações que vão no currículo, formação profissional.
Introdução
levar para a sala multtimídia, onde terão uma rápida explicação de como utilizar o Word, as normas da ABNT e como elaborar seu currículo de forma simples e convencional.
Desenvolvimento
Com os currículos prontos, simular entrevistas de emprego, onde estarão a frente de todas as possíveis perguntas. Como sabemos que a turma irá fazer piadas, perder o foco, chamar um por um na mesa individualmente e conversar a sós. Depois, quando tiverem a vontade e acostumados, fazer a dinâmica de entrevista em grupo.
Fechamento
Após as entrevistas, todos terão um setor responsável para cuidar dentro da empresa. Cada um será responsável por pesquisar uma situação que pode ocorrer no dia a dia do trabalho e uma solução. O objetivo principal dessa tarefa é saber solucionar sozinhos algumas situações que podem ocorrer.
Desenvolvimento do projeto : será feita uma palestra para todas as turmas do colégio sobre:
*Importância das profissões.
*Projeto de vida ligado à profissão.
*Sonhos a se realizar
* Importância das profissões para a sociedade.
*Respeito a si e ao outro
*Preconceitos ligados as profissões.
*Sentimentos associados as várias profissões.
*Melhoria da educação contribui para uma inserção mais produtiva da população no mercado de trabalho.
*Mais educação vai proporcionar aumento no salário, maior probabilidade de um emprego formal.
( A palestra será realizada com o apoio do Auditor fiscal e advogado Adelmo Gomes Guimarães e depoimentos de Dênis ( ex aluno do Odette) e Felipe( estagiário de matemática.
A palestra será realizada no dia:
horário:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário