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sábado, 11 de fevereiro de 2012
CONTEÚDOS
CAB, 6ª Avenida, nº 600, Centro Administrativo da Bahia. CEP: 41.750-300.
Salvador – Bahia - Brasil. Tel.: 55 71 3115–8938. Fax: 55 71 3371-7506 | www.educacao.ba.gov.br
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A sugestão de conteúdos, encontrada na seqüência do documento que segue, tem a finalidade de instituir na rede pública estadual um balizamento para a organização do planejamento pedagógico (sobretudo na Jornada Pedagógica), considerando a realidade em que a Unidade Escolar está inserida.
A composição desses conteúdos teve como base documentos organizadores da educação nacional e os do âmbito próprio do Estado da Bahia. Não há referências para os desdobramentos dos mesmos em bimestres ou unidades didáticas, cabendo à escola esse ordenamento, sempre articulado com recursos e materiais pedagógicos e o planejamento coletivo que acentue o inter-relacionamento entre conteúdos e disciplinas, na medida da realização dessa atividade.
Optou-se por transcrever para esse documento as competências e habilidades da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM com o objetivo de estabelecer uma relação entre a proposta pedagógica de cada Unidade Escolar e o que está definido nos eixos cognitivos dessa mesma matriz:
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Ao considerar as competências e as habilidades de cada área de conhecimento, a Unidade Escolar estará contribuindo para que o aluno consiga tornar mais significativas as suas aprendizagens nas diversas situações de vida cotidiana, constituindo sentidos e significados para os saberes elaborados pedagogicamente. Para tanto é fundamental que se aliem teoria e prática, para que as concepções possam ser contextualizadas de modo a se tornarem compreensivas, tanto em relação às técnicas operacionais como em relação ao domínio das habilidades requeridas para a vida.
Espera-se que sua publicação garanta à escola, aos professores, aos estudantes e aos gestores a reafirmação de marcos para a condução das atividades escolares.
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ÁREA : LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*.
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de
necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens
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como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes
situações de comunicação.
Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA EMENTA: Estuda as variantes da Língua Portuguesa e adequação dessas aos contextos sócio comunicativos. Amplia as habilidades de análise e domínio das estruturas lingüísticas, de modo a aprimorar a leitura e a escrita dos diferentes gêneros textuais. Analisa a comunicação como processo dialógico em que os interlocutores constroem sentidos, a partir dos explícitos e implícitos. Estuda a literatura como expressão artística, histórico–cultural e identitária. OBJETIVO(S):
Oportunizar ao educando o estudo da Língua Portuguesa como prática social concreta, de modo a ler, escrever e construir sentidos a partir dos diversos gêneros textuais que circulam socialmente, analisando a pluralidade da linguagem em textos literários e não literários, a fim de ampliar sua competência comunicativa oral e escrita.
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CONTEÚDOS:
1º ano
A arte literária
Linguagem Literária e não literária
Gêneros literários
A arte literária como representação de mundo
Origem da Língua Portuguesa
Estilos Literários: de Portugal ao Brasil
Trovadorismo
Humanismo
Renascimento
Classicismo
Quinhentismo no Brasil: Literatura de Informação
Barroco
Arcadismo
Gêneros Textuais
Notícia
Quadrinhos
Fábula
As redes sociais: orkut / facebook / twitter, e-mail
Poesias contemporâneas
Música
Cordel
Lenda
Paródia
Entrevista
Carta: de apresentação, do leitor, de amor, familiar, de intenção, comercial
Poema (poesia satírica)
Sermões
Texto musical (músicas contemporâneas): (re)leituras do arcadismo
Prática de leitura e produção textual oral e escrita
Noção de texto: textualidade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade
Relação autor / texto / leitor
O texto descritivo
O texto narrativo
Leitura cinematográfica (fílmica)
A sonoridade das palavras
Da análise da forma à construção do sentido.
Concepção de linguagem - língua e fala
Linguagem Verbal e não-verbal
Linguagem tecnológica: orkut, facebook, twitter, e-mail, tecnologia comercial, etc.
Funções da linguagem: referencial, apelativa, emotiva, poéticas, metalingüísticas, fática.
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Recursos estilísticos
Gramática do texto: as práticas de sentido
Elementos coesivos
Retextualização
Níveis de formalidade
Variação lingüística
Operadores argumentativos
Coesão e coerência
Análise lingüística:
Concordância nominal e verbal
Ortografia
Acentuação gráfica
Regência nominal e verbal
Colocação pronominal
Crase
Pontuação
Emprego de conjunções e preposições
2º ano
A arte literária como representação de mundo
Romantismo
Realismo
Naturalismo
Prosa naturalista x prosa contemporânea.
Parnasianismo
Simbolismo
Gêneros Textuais
Música Contemporânea
Poemas, sonetos
Cartão
E-mail, twitter, orkut, facebook
Recadinho, telemensagem, torpedo
Verbete de dicionário
Filme
Romance
Artigo de opinião
Carta de leitor
Contos
Crônica
Entrevista
Sinalização de trânsito x símbolos do parnasiano
Ilustração de poema (texto imagético)
Prática de leitura e produção textual oral e escrita
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Leitura comparada entre a tribo atual: gótica e a 2ª geração romântica e ultra-romântica.
O texto dissertativo
O texto informativo (midiático)
Da análise da forma à construção do sentido.
Linguagem do Romantismo
Figura de linguagem – Sinestesia, metáfora, antítese, paradoxo, aliteração , assonância, inversão, hipérbato
Linguagem não verbal / simbólica
Linguagem tecnológica x linguagem parnasiana
Recursos estilísticos
Gramática do texto: as práticas de sentido
Retextualização
Operadores argumentativos
Coesão e coerência
Análise lingüística:
Ortografia
Acentuação gráfica
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal
Crase
Emprego de conjunções e preposições
3º ano
A arte literária como representação de mundo
Pré-modernismo
Vanguardas Européias
Semana de Arte Moderna
Modernismo: a geração de 30 – prosa e poesia.
Neomodernismo: geração de 45
A poesia da geração de 60: poesia marginal e outra.
Tendências da literatura Brasileira contemporânea - poesia e prosa
Riquezas e contribuições das culturas africanas e indígenas a cultura brasileira.
Gêneros Textuais
Romance
Poema
Manifestos
Moção de repúdio, de apoio
Cartaz
Folder
Panfletos
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Convite
Músicas
Ilustração
Redação de ENEM / vestibular
Prática de leitura e produção textual oral e escrita
O texto persuasivo
O texto dissertativo
A argumentação
Tipos de argumentos
O estabelecimento das relações de sentido
A linguagem do neomodernismo
A articulação textual
Mecanismos de coesão e coerência.
Da análise da forma à construção do sentido.
Linguagem moderna: simultaneidade de imagens
Neologismos
Recursos estilísticos
Gramática do texto: as práticas de sentido
Pontuação na perspectiva da construção de sentido.
Operadores argumentativos
Coesão e coerência
Análise lingüística:
Ortografia
Acentuação gráfica
Crase
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal
Conjunções e preposições
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DISCIPLINA: ARTES EMENTA: Reflexão e teorização sobre como a arte é entendida e abordada enquanto objeto de estudo e fenômeno cultural, introduzindo às diferentes leituras da obra de arte e suas implicações enquanto dimensões valorativas e qualitativas da arte. Compreende a sensibilização e experiências de percepção, vinculadas à dimensão física da obra (o corpo e seus sentidos) e seu desdobramento conceitual/ significante, instrumentalizando e sistematizando a apreensão e a elaboração dos significados da obra de arte. OBJETIVO(S):
Desenvolver o processo simbólico inerente ao ser humano, através das expressões: gestual, visual, sonora, corporal, verbal em situações de produção, apreciação e fruição, levando em consideração a relação dialética entre o eu e o outro, entre diferentes contextos culturais e diante de múltiplas manifestações artísticas, contemplando a diversidade das produções artísiticas.
CONTEÚDOS:
Introdução a História da Arte
Conceito/Função da Arte
Linha do tempo/Compreensão da contextualização histórica
Pré-história (Brasil e Exterior)
Arte Africana
Arte Indígena (Brasil)
Arte Negra no Brasil e na Bahia
Arte Grega
Arte Romana
Introdução a História da Música
Elementos da música
Composição musical
Construção de instrumentos
Execução musical
Arte Africana (lei 10.639/03)
Arte Bizantina
Arte Gótica
Arte Renascimento
Arte Barroca, incluindo a arte Barroca negra (Brasil e Europa)
Introdução à história Teatro
Introdução ao protagonismo e resistência negra no Teatro
Elementos e função do teatro
Elementos textuais do teatro
Elementos do cenário, bastidores, som e iluminação
Prática teatral
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Arte Neoclássica
Arte Naturalista/Realista (Brasil e Europa)
Arte Impressionista
Arte Expressionista
Companhias negras de teatro
Introdução à história da Dança
História da dança e cultura negra no Brasil e na Bahia
Elementos constitutivos da dança
Adequação de cenário e figurino
Prática de dança
Arte Cubista
Arte Futurista
Arte Surrealista
Pop Arte
Vídeo Arte
Performance
Instalações
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA EMENTA: Introdução de estruturas básicas da língua inglesa, necessária à comunicação no idioma, envolvendo leitura e compreensão de textos escritos, bem como a produção oral e escrita. Trabalho com vocabulário. OBJETIVO(S):
Produzir sentido para os vários tipos de linguagens realizadas na sociedade contemporânea;
Comunicar-se interculturalmente;
Respeitar e desenvolver atitudes cidadãs assumindo uma postura crítica-reflexiva frente ao processo de ensino-aprendizagem de Inglês no ensino médio;
Perceber o papel da linguagem no exercício do poder, nas desigualdades e exclusão social.
CONTEÚDOS:
1º ano
The verb to be
Wh- questions
Yes-No questions
Article – a – an
The
Prepositions
Present continuous
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Simple Present
Going to
Imperative
Personal Pronouns
Simple Past (regular/irregular)
Simple Past (regular/irregular)
Possessive Adjectives and Pronouns
Past Continuous
Modal Verbs
Quantifiers: much, many, few, little
Degrees of comparison I
Verbe tense (review)
(Trabalhar os conteúdos, contemplando a Lei 9394/96 – LDB (artigos 32 e 35), a partir de informações pessoais, variedades linguísticas (Americano vs Britânico), diversidade cultural, diálogos, utilizando diferentes linguagens.)
2º ano
Degrees of comparison II - Tag questions
Simple Future - Modal: will (expressing future)
Future Continuous
Modal: can
Reflexive pronouns
Genitive case
Present Perfect I and II
- Past Perfect
- Past Perfect Continuous
Some, any, no and compounds
- Relative pronous I
- Relative Pronouns II
- VerbModal verbs: should and must
(Trabalhar os conteúdos, contemplando a Lei 9394/96 – LDB (artigos 32 e 35), a partir de informações pessoais, variedades linguísticas (Americano vs Britânico), diversidade cultural, diálogos, utilizando diferentes linguagens.)
3ºano
Relative pronous I
Relative Pronouns II
VerbModal verbs: should and must
Conditional
- The zero conditional
- The first conditional
- The second conditional
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- The third conditional
Passive voice I and II
Active and passive voice
Reported speech I
- Indirect questions
- Yes- No
- Wh questions
Adverbs: manner, time, place, degree, frequency
Reported speech I
- Some reporting verbs
Infinitive and gerund
- Verbs usually followed by the gerund
- Verbs usually followed by the infinitive with to
(Trabalhar os conteúdos, contemplando a Lei 9394/96 – LDB (artigos 32 e 35), a partir de informações pessoais, variedades linguísticas (Americano vs Britânico), diversidade cultural, diálogos, utilizando diferentes linguagens.)
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA EMENTA: A Educação Física no Ensino Médio tratará da cultura corporal, sistematicamente de forma a elevar o padrão cultural dos estudantes no que diz respeito a este componente curricular e sua prática em diferentes âmbitos da vida escolar e extra-escolar. Tem como objetivo avaliar sistematicamente os saltos qualitativos nas capacidades, habilidades e valores dos estudantes em relação a cultura corporal e esportiva. Para tanto são necessários conteúdos estruturantes da cultura corporal, ou seja, conhecimentos reconhecidos no campo da cultura corporal a serem rigorosamente tratados no trabalho pedagógico socialmente útil realizado na escola e seu entorno como, por exemplo, nas aulas, oficinas, festivais, jogos e outros trabalhos pedagógicos. OBJETIVO(S):
Tratar da cultura corporal sistematicamente de forma a elevar o padrão cultural dos estudantes no que diz respeito à Educação Física e sua prática em diferentes âmbitos da da vida escolar e extra-escolar.
CONTEÚDOS:
Jogos - ludicidade - lazer
Dança - expressão corporal - artes
Esporte - mídia - eventos
Ginástica - saúde - estética
Capoeira - jogo - luta - dança
Lutas - autocontrole - respeito ao próximo
Atividades aquáticas - ser humano – natureza
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Obs. : Os conteúdos relacionados, não estão organizados por série, pois os mesmos deverão ser trabalhados nas três séries do ensino médio, seguindo e ampliando o grau de complexidade, em observância e consonância com a proposta pedagógica da unidade escolar.
ÁREA : CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso
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e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
DISCIPLINA: HISTÓRIA EMENTA: O estudo do saber histórico demanda um conjunto de competências que se relacionam aos valores e atitudes integrantes do conhecimento histórico e sua função social. OBJETIVO(S):
Reconhecer o papel dos vários sujeitos históricos, percebendo e interpretando as relações/tensões entre suas ações e as determinações que as orientam no processo histórico;
Reconhecer a importância de estudos sobre a história da África, identificando características essenciais do continente em sua organização econômica, social, religiosa e cultural;
Conhecer a história do negro e do indígena no processo de constituição do Brasil desde o período colonial até os dias atuais
CONTEÚDOS:
1º ano
O Homem em comunidades primitivas.
Evolução do pensamento historiográfico: do mundo antigo à atualidade destacando a história de grupos hegemônicos, o eurocentrismo e o patriarcalismo historiográfico; civilizações do oriente próximo e surgimento do estado como organismo político: civilizações egípcia, mesopotâmica,
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hebraica, fenícia e persa; a vida na China antiga e na África antiga.
Constituição da cidadania clássica e as relações sociais marcadas pela expansão territorial escravista; o império alexandrino e a fusão oriente/ocidente; a prática escravista na África antiga.
A presença da África como um universo histórico-cultural diverso e complexo antes da escravidão atlântica; Egito antigo e cinco milênios da civilização.
O mundo medieval: ruralização, servidão, vassalagem e expansão do poder religioso; a expansão islâmica e sua presença na península ibérica.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira;
História dos povos indígenas e a formação na sociedade brasileira.
2º ano
A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial.
A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.
Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social: o Renascimento e as novas bases para a organização da vida social, política e econômica
A expansão marítima, o processo da Revolução Comercial e o pioneirismo português, na ótica do mercantilismo.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado.
Cidadania e democracia na Antiguidade; escravidão em África e escravidão mercantilista entre os séculos XV, XVI e XVII
Estado e direitos do cidadão a partir da idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa
A exclusão feminina no processo de construção da democracia: da Grécia Antiga ao Estado Moderno.
Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna:
1) O luminismo, com foco particular na discussão sobre pressupostos racistas a partir de teorias do conhecimento e a inferiorização do negro – amplitude, desdobramentos e conseqüências
2) A Revolução Francesa
3) A Revolução Industrial
A República no Brasil
A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado no Brasil, com destaque para o movimento de mulheres em geral e de mulheres negras e indígenas, especificamente.
Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.
As lutas pela conquista da independência política das colônias da América e o projeto de branqueamento na constituição do Brasil.
Grupos sociais em conflito no Brasil Imperial e a construção da nação, destacando a organização política e territorial quilombola e indígena.
3º ano
O desenvolvimento do pensamento liberal: seus críticos nos séculos XIX e XX
O liberalismo e a exclusão por dentro da lógica da sua construção: conseqüências para a interpretação da diversidade, nos contextos da intolerância religiosa, étnico-racial, de orientação sexual, de gênero, do respeito e convivência com as diferenças e dos paradoxos sexistas nas relações sociais
Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX, incluindo o projeto político do Estado brasileiro em privilegiar a vinda de europeus em detrimento de africanos e orientais ao Brasil.
Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: imperialismo, genocídio e a ocupação da Ásia e da
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África e suas implicações na atualidade (indústria capitalista e sexual), as Guerras Mundiais e a Guerra Fria
Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo.
Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. A imprensa negra, a Frente Negra Brasileira (no Estado novo) e a participação negra na Revolução de 1932. O mito e a farsa da democracia racial no Brasil; a ideologia da mestiçagem.
Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.; Brasil contemporâneo.
A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos Sociais nas constituições brasileiras. Políticas de ações afirmativas.
Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação racial e espacial.
A redemocratização e a constituição cidadã: o suporte liberal ao fim da era militar; permanências e rupturas com o processo de exclusão; a emergência dos movimentos de defesa dos direitos civis no Brasil contemporâneo, diferentes contribuições: gênero, etnia e religiões
O Brasil na estrutura de novos blocos econômicos: similitudes, diferenças, manutenção das desigualdades em todos os níveis da organização da sociedade; as conseqüências da não distribuição de rendas no Brasil e, especificamente, na Bahia.
A revelação das desigualdades de gênero, étnico-racial, geracional e de orientação sexual. Novos contextos da questão da intolerância religiosa
A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
Conflitos internacionais atuais.
Crise econômica mundial. DISCIPLINA: GEOGRAFIA EMENTA: Possibilitar a compreensão do conceito, do histórico e contextualização da Geografia. Permitir a construção sólida do conceito de espaço, caracterizando e localizando o meio a partir da experiência de vida do estudante. Instrumentalizar o educando para o uso dos recursos didáticos contemporâneos como tabelas, imagens, gráficos, dados estatísticos e representações cartográficas que fundamentam a ciência geográfica. Possibilitar o protagonismo do estudante por meio de ações concretas de sustentabilidade considerando os conflitos de interesses, culturas, economias e industrializações que constituem o mundo globalizado. OBJETIVO(S):
Possibilitar a análise compreensiva dos conceitos de natureza, paisagem, espaço, território, região, rede, lugar e ambiente, de forma que o educando entenda as relações socioeconômicas e políticas do mundo contemporâneo, assegurando a compreensão do conceito de sustentabilidade do espaço geográfico. CONTEÚDOS:
1º ano
Cartografia e a representação da dinâmica terrestre; sistemas de interpretação e de localização geográfica.
A fisionomia da superfície terrestre e as dinâmicas ambientais: contradições nas relações homem-
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natureza e as transformações na paisagem, consciência ambiental em nível local, regional ou planetário; integração dos diversos elementos e fatores das dinâmicas ambientais: rochas, solo, clima, relevo, hidrografia, vegetação, etc.
Análise dos problemas ambientais, à luz dos focos científicos sobre desmatamento, chuva ácida, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, mudanças climáticas, créditos de carbono.
Relações entre conservação ou degradação da natureza, e dinâmica e integração dos elementos
biofísicos e da ação humana sobre eles.
A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo brasileiro; os domínios morfoclimáticos e bacias hidrográficas; organização do espaço geográfico no Brasil e a linha de tempo de sua
constituição; paisagem e espaço, identidades, etnias, divisões sociais no urbano e no rural.
Dinâmica natural do espaço brasileiro, a partir dos grandes domínios morfoclimáticos presentes em nosso território; gestão dos recursos naturais.
2º ano
A geopolítica da globalização: os fluxos da economia global, a nova ordem mundial, o sistema
capitalista, o processo de multipolarização mundial, a terceira Revolução Industrial e a
internacionalização do capital.
Geopolítica, blocos econômicos e nacionalismos; tensões e conflitos globais e nos continentes
O Brasil na economia mundial, a crise financeira na Europa e nos Estados Unidos, os impactos
financeiros no mundo, o ordenamento do BRIC e as potências emergentes.
População mundial: conflitos étnico-nacionalistas, movimentos separatistas, terrorismo
Cidades e vida humana; ocupação produtiva do território: população, moradia, estrutura energética e
fluxos econômicos.
A fisionomia da superfície terrestre e as dinâmicas ambientais: contradições nas relações homem-natureza e as transformações na paisagem, consciência ambiental em nível local, regional ou planetário; integração dos diversos elementos e fatores das dinâmicas ambientais: rochas, solo, clima, relevo, hidrografia, vegetação, etc.
Regionalização do Espaço Mundial: subdesenvolvimento e reorganização econômica na América Latina, África e Ásia x Industrialização dos países desenvolvidos.
A África e Ásia: descolonização e re-espacialização no pós-guerra, o processo de migração de africanos
para União Européia e a xenofobia, a formação dos Tigres Asiáticos no contexto global.
Dinâmica desigual da produção do espaço urbano brasileiro no contexto do desenvolvimento tardio da
Industrialização.
As marcas importantes do processo migratório no Brasil: na expansão do capital agrário, na transição do capital agrário para o industrial.
Processos e dinâmica populacional mundial e brasileira: estrutura etária e espaço econômico
Desenvolvimento desigual e contraditório da produção do espaço urbano brasileiro no contexto do desenvolvimento tardio da industrialização; tensões vividas entre cidade e campo no Brasil como resultado das contradições do desenvolvimento desigual e contraditório.
Geografia das redes mundiais: tecnologia, comunicação remota e desterritorialização
3º ano
Cartografia: a importância da interpretação dos Mapas, projeções cartográficas e as nov as tecnologias
cartográficas.
Geografia física: erosão, fatores endógenos e exógenos, os domínios morfoclimáticos, faixas de
transição, dinâmica climática, dinâmica da crosta terrestre, dinâmica da atmosfera, tipos de solo, tipos
de relevo e os ecossistemas florestais, fluviais e marítimos.
A questão ambiental brasileira, os impactos ambientais: desmatamento, chuva ácida, efeito estufa,
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buraco na camada de ozônio, as enchentes, poluição ambiental.
Semi-árido baiano: espaço biogeográfico e territórios de identidade, a configuração do espaço produtivo no semi-árido baiano, instituições, políticas regionais, relações econômicas e política ambiental regional.
A população brasileira: distribuição espacial, estrutura etária, longevidade, mortalidade, crescimento vegetativo, metropolização e população economicamente ativa.
Urbanização mundial: êxodo rural, migrações internas e externas, desequilíbrios sociais e naturais, aglomerações urbanas, redução da cobertura vegetal.
População mundial: conflitos étnico-culturais, xenofobia, separatismos, migrações internacionais,
nacionalismos, desemprego funcional, urbanização mundial, intolerância religiosa, conflitos árabe-
israelense, “Primavera Árabe”
A Organização do Espaço Geográfico: agropecuária, industrialização, biocombustíveis, transportes,
comércio, fontes de energia, recursos minerais, turismo e meios de comunicação.
A Nova Ordem Mundial: mercados regionais, blocos econômicos, moeda única, crises globais, mão -de-
obra qualificada, desemprego, uso da robótica, Terceira Revolução Industrial, inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia.
Geografia das redes mundiais: desterritorialização, geopolítica e produção de espaço, tecnologia e comunicação remota
Processo de Industrialização: desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico, agroindústria,
transformações espaciais, impactos ambientais e desemprego.
Geografia física: erosão, fatores endógenos e exógenos, os domínios morfoclimáticos, faixas de transição, dinâmica climática, dinâmica da crosta terrestre, dinâmica da atmosfera, tipos de solo, tipos de relevo e os ecossistemas florestais, fluviais e marítimos.
A questão ambiental brasileira, os impactos ambientais: desmatamento, chuva ácida, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, as enchentes, poluição ambiental.
Semi-árido baiano: espaço biogeográfico, instituições, políticas regionais, relações econômicas e política ambiental regional
A população brasileira: distribuição espacial, estrutura etária, longevidade, mortalidade, crescimento vegetativo, metropolização e população economicamente ativa.
Urbanização mundial: êxodo rural, migrações internas e externas, desequilíbrios sociais e naturais, aglomerações urbanas, redução da cobertura vegetal.
População mundial: conflitos étnico-culturais, xenofobia, separatismos, migrações internacionais, nacionalismos, desemprego funcional, urbanização mundial, intolerância religiosa, conflitos árabe-israelense, “Primavera Árabe”.
A Organização do Espaço Geográfico: agropecuária, industrialização, biocombustíveis, transportes, comércio, fontes de energia, recursos minerais, turismo e meios de comunicação.
A Nova Ordem Mundial: mercados regionais, blocos econômicos, moeda única, crises globais, mão-de-obra qualificada, desemprego, uso da robótica, Terceira Revolução Industrial, inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia.
Processo de Industrialização: desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico, agroindústria, transformações espaciais, impactos ambientais e desemprego. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA EMENTA: Noções básicas de sociologia, desde seu surgimento, em conjunto com a importância dos estudos da sociologia para observação da realidade, na percepção de fatos e fenômenos, bem como na vida
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cotidiana das pessoas. OBJETIVO(S):
Entender o pensamento sociológico como instrumento de avaliação para o confronto de realidades e diferenças, no contexto das experiências humanas de conceber, organizar e modificar as relações sociais.
CONTEÚDOS:
1º ano
As Ciências Sociais e suas disciplinas
De que se ocupam as Ciências Sociais
Objeto e objetivo da Sociologia
Conceitos básicos da Sociologia: classe social, estado, política, cultura, ideologia, identidade, contracultura, trabalho, produção, etc.
Principais escolas sociológicas: Durkheim, Weber e Marx
Pensadores e tendências do ensino da Sociologia
Breve histórico da Sociologia no Brasil
A sociologia militante de Florestan Fernandes
A sociologia em ação: o estudo da sociedade humana
Problemas sociológicos, estado e problemas sociais: breve discussão por etapas da história humana – feudalismo, renascimento, iluminismo, absolutismo, liberalismo, etc., à luz dos estudos sociológicos
Comunidade, sociedade e cidadania
Comunidade: construção conceitual ao longo da história
Sociedade e seus organismos: interação entre instituições e indivíduos
Cidadania: em busca de uma definição; qual cidadania?
Direitos Humanos: marcos históricos e rumos para uma categorização sobre a necessidade de se definir a respeito dos direitos humanos
Direitos Humanos na escola: análise sociológica sobre a instituição escolar e suas regras.
Minorias e Direitos Humanos
Os agrupamentos sociais
Grupo social
Normas e sanções sociais
Estratificação e mobilidade social
Comunidade, cidadania e as minorias
Agregados sociais
Mecanismo de sustentação dos grupos sociais
Sistemas de status e papéis sociais
Estrutura e organização social
Os movimentos sociais no Brasil
O contorno sociológico da questão cidade/campo
Movimentos sociais no Brasil
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Brasil Colônia ao Brasil Império
Brasil República
Contexto geral das lutas sociais no mundo rural
A Guerra de Canudos como representação dos movimentos sociais e as interfaces com a literatura, o cinema e a música: a busca pela compreensão do seu significado
As classes populares urbanas voltam à cena política
O protesto social urbano nos anos 1970 e 1980 e reflexões sobre o protesto dos anos de 1930
O movimento sindical do Brasil contemporâneo: importância no Brasil dos anos 80 do século XX
Os movimentos sociais urbanos no Brasil de hoje
2º ano
Como a sociedade brasileira aparece aos nossos olhos
A Constituição Brasileira: os sentidos da sua existência
Aspectos do Estado no Brasil: os três poderes e relação entre eles
As instituições políticas no Brasil
O Brasil Moderno e o debate sobre nacionalismo e desenvolvimento; dependência e soberania nacional
A realidade social brasileira: a declaração política sobre as superações dos problemas sociais e sobre a desigualdade
Desigualdade social: fatalidade ou política? A ruptura com o senso comum
A interpretação sociológica sobre a desigualdade social
Políticas públicas para a superação da desigualdade
A Convivência humana: sociabilidade e socialização
Contactos sociais: indivíduo, grupo e coletividade
O isolamento social e seus pressupostos
Processos sociais e micro-revoluções na ordem social e na convivência humana
Os movimentos sociais: conflito e ação coletiva, mudança e conservação; expectativa e realizações
Os múltiplos movimentos sociais
Interação social e a comunicação como paradigma do momento presente: a visão sociológica sobre a relação entre estado e sistema de comunicação
Poder, ideologia e processos de exclusão
Paisagens culturais brasileiras, mapa de identidades e políticas culturais
Marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade/orientação sexual, raça/etnia, geração, identidade de crenças e de religiosidade) e seus laços e interrelações na produção e reprodução das desigualdades
Processos de estigmatização e rotulação de determinados grupos e sujeitos sociais
Debates sociológicos sobre a sociabilidade e socialização e seus nexos com a diversidade nos contextos da intolerância religiosa, étnico-racial, de orientação sexual, de gênero, do respeito e convivência com as diferenças e dos paradoxos sexistas nas relações sociais
O caráter multicultural da sociedade brasileira e o olhar sobre a estratificação social
Estratificação social no Brasil e o debate sociológico sobre a democracia racial: o que dizem os indicadores
Principais formas de estratificação da sociedade brasileira, bem como as causas e consequências das
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diversas manifestações de desigualdade no Brasil
Raça e povo: a construção da identidade brasileira
O mito das três raças
Negros e brancos: a prevalência do discurso do embranquecimento
O “homem cordial”
Marcas africanas na cultura nacional
A escola sociológica brasileira e os estudos sobre o negro e sua influência na construção da identidade nacional
Compreendendo a sociedade baiana com a ajuda da sociologia: baianidade e marca identitária; raízes e origens no passado
A presença negra e retratos da Bahia: patrimônio material e imaterial
A história entrelaçada entre a África e a Bahia: a diáspora negra
3º ano
Jovens, grupos sociais e diferenças entre eles: é possível uma sociologia da juventude?
Juventude e juventudes: construto sociológico, vertentes e marcos jurídico-institucionais
Juventude, culturas e estilos, sociabilidades: alguns debates
Juventude e emergência das identidades nos contextos: de gênero, raça-etnia, de orientação sexual
A década de 60 do século XX e as intensas manifestações culturais e políticas juvenis
A participação da juventude na construção social do mundo de hoje: redes sociais, cultura e hegemonia nos processos de comunicação
Juventude e cultura
Musica e agregação coletiva nos grupos juvenis
A música como principal produto cultural importante para os jovens brasileiros
Adorno, música e a socialização da juventude: diversidade, identidade e construção de sentido(s)
A escola como espaço privilegiado para práticas e representações simbólicas da juventude: o papel do Face, do AVE e do TAL como políticas para a juventude
O Face, o AVE e o TAL: identidades positivas, produção de grupos culturais em pequena escala e, assim, mais do que atividades escolares
Debates sociológicos sobre juventude e ciberespaço: as transformações que afetam as relações sociais contemporâneas sob o crivo do contexto on-line entre os jovens
Juventude, procedimentos científicos e compreensão do mundo
A sociologia como parâmetro para compreender o mundo pela ótica da ciência
Combinação de caminhos metodológicos com a ajuda da sociologia para se entender a organização e funcionamento da sociedade e de suas instituições
A pesquisa: questionários e a organização das suas respostas são instrumentos de investigação
A Sociologia na escola e a prática de pesquisa sobre os hábitos alimentares na localidade: pistas e conjecturas sobre eles (os hábitos alimentares), saúde da população local e extrapolações sobre perfil epidemiológico da localidade
Juventude, defesa da saúde, ciência e drogadição: a compreensão científica sobre a prática social de obstar o uso da droga
Juventude, formação e participação
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Juventude, voluntariado, participação política e a questão ambiental
Juventude e escola: o debate sociológico sobre a formação da juventude e sua escolarização; o que revelam os indicadores educacionais; os esforços para a melhoria e renovação da escola; o protagonismo juvenil no âmbito da escola
Juventude e formação profissional: análise sociológica do perfil das profissões no contexto das mudanças no mundo do trabalho; prospecção para o futuro da formação da juventude
DISCIPLINA: FILOSOFIA EMENTA: A disciplina Filosofia deve contribuir na vida concreta dos educandos, levando-os a refletir criticamente sobre o ato de filosofar e suas implicações com a organização e funcionamento da dinâmica social, consideradas as características e as complexidades inerentes à tradição filosófica. OBJETIVO(S):
Desenvolver com os educandos formas de consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade social, histórica e política, formulando e propondo, em linguagem filosófica, soluções para problemas nos diversos campos do conhecimento;
A partir de textos, analisar os pressupostos do conhecimento científico, reconhecendo e analisando os principais fatores sócio-culturais que interferem na atividade científica
Compreender as diferenças entre moral e ética e identificar, a partir da História da Filosofia, os fundamentos básicos da Ética e dos valores que a definem, por meio de textos que expressem o pensamento filosófico;
Analisar as relações entre cultura e natureza.
CONTEÚDOS:
1º ano
Apresentação e experiência do mundo real como interpretação humana: os exemplos ao longo de uma linha de tempo na história
A origem da filosofia: definição e características;
Mito e mitologia;
Conhecimento, cultura e natureza;
O conhecimento como problema;
Experiência estética e arte;
Experiência política e cidadania: poder, Estado e democracia;
Experiência humana na elaboração de teorias sobre a realidade: mundo antigo, mundo medieval, mundo moderno e a atualidade – breves considerações e referências
2º ano
Ciência e racionalidade;
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O conhecimento científico e o problema da justificação;
Ciência e sociedade;
Ética e moralidade;
Arte e sociedade;
Os desafios filosóficos da atualidade.
3º ano
Conhecimento e lógica;
Filosofia política;
Estética, arte e representação de mundo;
Política e teorias do Estado x Política e Ordem Social;
Os avessos da democracia: ausência de liberdade, totalitarismo e fundamentalismo;
Democracia e cidadania
ÁREA : MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço
tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da
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realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA EMENTA: Compreender que a Matemática é uma ciência com características próprias, que se organiza via teoremas e demonstrações; resolver problemas práticos do quotidiano; para modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento; perceber a Matemática como um conhecimento social e historicamente construído; saber apreciar a importância da Matemática no desenvolvimento científico e tecnológico. Identificar, representar e utilizar conhecimentos geométricos para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade. OBJETIVO(S):
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Compreender a necessidade de utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades.
Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas.
Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações/interpolações e interpretações.
Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos.
CONTEÚDOS:
1º ano
Números, Contagem e Analise de Dados:
Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais);
Desigualdades;
Divisibilidade;
Fatoração;
Razões e Proporções;
Porcentagem e Juros
Relações de dependência entre grandezas;
Números proporcionais;
Noção de função.
Representação e análise de dados em gráficos e tabelas.
Funções Elementares e Modelagem
Gráficos e funções;
Funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, modular, exponenciais e logarítmicas;
Equações e inequações das funções;
Relações de dependência entre grandezas.
Geometria e Medidas
Características das figuras geométricas planas;
Ângulos;
Posições de retas;
Simetrias de figuras planas ou espaciais;
Congruência e semelhança de triângulos;
Teorema de Tales;
Relações métricas nos triângulos;
Circunferências;
Trigonometria no triângulo retângulo;
Grandezas;
Unidades de medida e escalas;
Comprimentos, áreas.
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2º ano
Números, Contagem e Analise de Dados
Sequências e Progressões;
Analise Combinatória.
Matrizes, determinantes e sistemas lineares.
Representação e análise de dados;
Medidas de tendência central (médias, moda e mediana);
Desvios e variância;
Probabilidade
Funções Elementares e Modelagem
Trigonometria nos triângulos quaisquer;
Relações no ciclo trigonométrico;
Funções trigonométricas
Distribuição de frequência e gráficos;
Sequências e progressões.
Geometria e Medidas
Geometria espacial de posição;
Simetrias de figuras planas ou espaciais.
Geometria espacial métrica.
3º ano
Números, Contagem e Analise de Dados
Conjunto dos números complexos;
Matemática financeira.
Tratamento da informação.
Probabilidade associado a estatística;
Tratamento da informação
Funções Elementares e Modelagem
Polinômio ( função polinomial);
Equação algébrica.
Geometria e Medidas
Geometria analítica.
ÁREA : CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como
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construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
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H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou
procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e(ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
DISCIPLINA: BIOLOGIA EMENTA: Estuda e organiza conceitos científicos gerais sobre os seres vivos, o corpo humano e seu funcionamento, a educação ambiental, a sexualidade, além da composição química da matéria. Amplia
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e inclui a questão ética, moral e religiosa dos problemas do mundo contemporâneo. OBJETIVO(S):
Oportunizar ao educando uma visão sistêmica da vida, a partir da compreensão sobre como, desde as origens, os seres vivos se organizam, interagem, se reproduzem e evoluem com especial ás relações que o ser humano, estabelece enquanto ser vivo e, ao mesmo tempo, ser cultural.
CONTEÚDOS:
1º ano
Composição química dos seres vivos:
Água - propriedades.
Sais minerais. Vitaminas. Carboidratos.
Lipídios. Proteínas. Ácidos nucléicos
Origem da vida
Abiogênese, Biogênese, Coacervados e hipótese Heterotrófica
Introdução à Biologia Celular
A estrutura da célula
Noções de microscopia, unidades de medida e estudo da célula.
Envoltórios celulares e processos de transporte.
Citoplasma, organelas citoplasmáticas e suas funções.
Divisão celular:
Núcleo celular
Importância da divisão celular
Mitose – crescimento e manutenção dos tecidos
Meiose – formação de gameta
Noções de metabolismo energético:
Fermentação.
Respiração celular.
Fotossíntese.
Quimiossíntese
2º ano
Taxonomia e Diversidade Animal:
Sistema de classificação dos seres vivos.
Conceito de espécie e nomenclatura biológica.
Vírus – um grupo sem Reino.
Características gerais e importância do Reino
Características gerais do Reino Protista.
Características e importância dos fungos.
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Características gerais e importância dos animais:
Invertebrados – poríferos, celenterados e anelídeos (oligoquetos e hirudíneos), artrópodes (crustáceos, aracnídeos e insetos), moluscos (bivalves, gastrópodes e cefalópodes), equinodermos e introdução aos cordados.
Introdução à fisiologia humana:
Sistema tegumentar e doenças de pele.
Sistema digestivo e doenças.
Sistema circulatório e hematopoiético e doenças.
Sistema respiratório e doenças.
Sistema excretor, osmorregulação e doenças.
Sistema nervoso e doenças.
Sistema endócrino e doenças.
Sistema imune, doenças e importância das vacinas.
Reprodução Humana.
Sistemas genitais masculino e feminino e suas doenças• Vertebrados - peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Características gerais e importância das plantas:
Briófitas e Pteridófitas.
Gimnospermas.
Angiospermas.
Anatomia
Histologia
Fisiologia Vegetal.
Tecidos vegetais.
Características da flor, do fruto e da semente.
Equilíbrio hídrico.
Hormônios e movimentos vegetais.
3º ano
ECOLOGIA
Fundamentos de Ecologia.
Fluxo de Energia.
Cadeias e Teias alimentares.
Pirâmides Ecológicas.
Ciclos biogeoquímicos.
Relações entre os seres vivos.
Sucessão ecológica.
Biomas.
Poluição e fatores ambientais.
GENÉTICA
Introdução à Genética
Primeira lei de Mendel. Dominância incompleta e codominância.
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Probabilidade.
Segunda Lei de Mendel.
Polialelia.
Grupos sanguíneos.
Interação gênica.
Sexo e herança genética.
Terapia gênica.
Projeto genoma Introdução a evolução.
Seleção natural.
Especiação.
Evidências da evolução
DISCIPLINA: QUÍMICA EMENTA: Estuda basicamente a observação e a transformação da matéria e a construção de novas moléculas. Leva-se em consideração também sua face negativa em virtude do seu efeito no plano social, político e econômico, afetando, por conseguinte, a vida humana e de outros seres vivos. OBJETIVO(S):
Levar o educando a compreender de modo simples, mas abrangente e integrado ás transformação químicas que ocorrem no ambiente, e sua estreita relação entre esses processos, a tecnologia e a sociedade.
CONTEÚDOS:
1º ano
Introdução à química: conceito, histórico, métodos.
Sistemas materiais: matéria, propriedades da matéria, fenômenos físicos e fenômenos químicos, estados físicos e mudanças, substâncias puras, misturas, sistemas homogêneos e heterogêneos.
Análise imediata: separação de misturas heterogêneas e homogêneas, processos de separação de misturas. Conceitos Básicos: átomo, números, elemento químico, íons, igualdades químicas.
Estrutura atômica: histórico, modelos atômicos, distribuição eletrônica.
Classificação periódica: histórico, tabela periódica dos elementos químicos, propriedades periódicas. Ligações químicas: conceitos, ligações iônicas, características dos compostos iônicos, ligações covalentes, geometria molecular, polaridade, características dos compostos moleculares.
Interações intermoleculares: tipos de interação, aplicações, comparação entre os tipos de interação. Funções inorgânicas: número de oxidação, dissociação eletrolítica, ácidos, bases, sais e óxidos; conceitos, características, classificação, nomenclatura e reconhecimento.
Reações químicas: leis das reações químicas, tipos de reação, balanceamento, ocorrência.
2º ano
Cálculos químicos: massas atômica, molecular e molar, mol e número de mols, cálculo
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estequiométrico.
Estudo físico dos gases: transformações gasosas, equação de estado, velocidade de difusão. Soluções: classificação, solubilidade, concentrações, relação entre os diversos tipos de concentração, diluição.
Propriedades coligativas: conceito, características, aplicações Termoquímica: conceito, entalpia, energia de ligação, calores de reação, lei de Hess, fatores que influenciam o valor da entalpia.
Cinética química: conceito, energia de ativação, velocidade de reação, fatores que influenciam a velocidade da reação, relação entre a velocidade de reação e os fatores ambientais. Equilíbrios químicos: equilíbrio dinâmico, diferença entre equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico, lei da ação das massas, deslocamento do equilíbrio, influência de fatores ambientais sobre o equilíbrio químico.
Equilíbrio Iônico da Água: pH e pOH.
3º ano
Introdução à química orgânica: Importância dos compostos de carbono.
Cadeias carbônicas: estudo do carbono, classificação, identificação, numeração, tipos de fórmula.
Hidrocarbonetos: classificação, nomenclatura, ramificações. Petróleo: principal fonte de hidrocarbonetos.
Funções orgânicas: identificação, nomenclatura, compostos multifuncionais.
Noções de isomeria: isomeria plana.
Reações orgânicas: reações de adição, eliminação e substituição. Reações orgânicas mais importantes para a alimentação.
Polímeros: Importância dos polímeros.
Eletroquímica: oxi-redução, potencial eletroquímico, pilhas, baterias, eletrólise.
Radioatividade: leis da radioatividade, decaimento radioativo, fissão e fusão nuclear, aplicações da radioatividade.
DISCIPLINA: FÍSICA EMENTA: Possibilitar a compreensão dos saberes adquiridos com o mundo vivencial do educando, a observação dos fenômenos com que efetivamente lidam ou os problemas e as indagações que despertam sua curiosidade. Despertar a consciência de uma responsabilidade social e ética frente a situações em que os saberes da física estejam envolvidos. OBJETIVO(S):
O objetivo da física é, além de transmitir conhecimentos, possibilitar a formação crítica, valorizando
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desde a abordagem de conteúdos específicos até suas implicações históricas e com temas relacionados ao cotidiano apresentados de modo prático e vivencial.
CONTEÚDOS:
1º ano
Medidas em Física: importância, representações, notações e algarismos significativos.
Grandezas básicas e padrões de medida: comprimento, tempo, área, volume, massa.
Grandezas vetoriais: ilustrações, operações e aplicações.
Os estudos sobre o movimento na Física: história, formulações e matematização.
Principais focos do estudo sobre o movimento com base na formulação newtoniana.
Forças fundamentais da natureza: breves discussões iniciais.
Força, potência e energia: das alavancas aos sistemas de forças; das interações e suas medidas; das relações entre trabalho, força, movimento e energia.
As várias manifestações da energia no cotidiano.
2º ano
Calor, ambiente e usos de energia térmica.
Imagens, sons e informação: da óptica às ondas; da lupa ao computador; dos limiares auditivos aos sons ensurdecedores.
Eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo: dos seus fundamentos em elementos, dispositivos e circuitos elementares às conversões de energia nos aparelhos elétricos; tecnologias eletromagnéticas e seus usos no cotidiano doméstico.
3º ano
Eletricidade e equipamentos elétricos: o papel dos motores elétricos e dos componentes eletrônicos no desenvolvimento tecnológico
Telecomunicações, informações e ondas eletromagnéticas: a veiculação de informações por ondas eletromagnéticas; princípio de funcionamento dos principais equipamentos de comunicação com base na propagação de ondas eletromagnéticas (rádio, TV, telefonia convencional e celular, fibras ópticas);
Matéria e radiação: a energia nuclear e suas aplicações. Os limites de uso da energia nuclear.
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