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sábado, 11 de fevereiro de 2012

LER E ESCREVER

Ler e escrever: um compromisso da escola e do currículo em todas as áreas do conhecimento. É inegável que aqueles que dominam a competência leitora possuem um instrumento-chave para aprender, para participar ativamente da vida social, desenvolvendo valores e princípios que lhes possibilitam tornarem-se cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Infelizmente, desde a invenção da escrita, o mundo divide-se em alfabetizados e anafalbetos, sendo os últimos quase sempre alijados das decisões e, conseqüentemente, do poder. É óbvio ainda, que quando a escola fracassa no desenvolvimento da capacidade da leitura, está em sintonia com a desigualdade social, excluindo os estudantes do direito ao acesso aos bens e usufrutos culturais. Portanto, a obtenção de um diploma ou conclusão de estudos, sem que tenham condições de ler e escrever com competência, implica numa ação perversa, um ato desumano. Por essas vias reforçam-se as diferenças, transformando-as em desigualdades, impedindo assim, os estudantes das camadas populares de disputarem, em igualdade de condições, um lugar digno no mercado de trabalho. Após estas reflexões, no período em que se processa o planejamento 2012, há sempre uma nova oportunidade para tentar transformar a condição daqueles estudantes da rede de Educação da Bahia que, por motivos variados, apresentam deficiências na leitura, uma realidade frequente no cotidiano escolar. Para que ocorram mudanças desta situação, solicitamos a todos os professores de todas as disciplinas que façam um esforço no sentido de criarem atividades que favoreçam a prática da leitura e assim, melhore o desempenho dos estudantes, naquela que talvez seja a competência mais importante no processo de ensino e de aprendizagem. Havia na comunidade pedagógica um discurso recorrente que o ensino e a prática da leitura são responsabilidades das aulas de Língua Portuguesa, felizmente já avançamos na compreensão da leitura e escrita como prática social concreta, e, portanto, é preciso, conscientizarmo-nos que cabe a todas as áreas e disciplinas motivar os estudantes a pensar sobre a língua que ele fala/escreve; fazê-lo gostar de ler e escrever; possibilitar-lhe construção de um discurso adequado às suas intenções significativas. Enfim, ler, interpretar e analisar textos são habilidades essenciais que podem e devem ser desenvolvidas e ampliadas, frequentemente, e diariamente nas práticas escolares. Todas as disciplinas, inclusive as de natureza matemática e científica, transmitem seus conceitos e terminologias através de textos, apresentando-se aí oportunidades para consolidarmos a melhoria da capacidade linguística dos estudantes. Logo, enfatizar e reconhecer o papel da língua, das leituras em geral, da escrita no processo pedagógico deve ser responsabilidades da escola e do currículo em todas as áreas do conhecimento. Há ainda, outro aspecto complementar no domínio da leitura. Quem lê bem, pode tornar-se um autodidata, ser mais independente na busca de novos conhecimentos, enriquecendo seus horizontes na direção do conhecimento do mundo e de si mesmo. Seguem algumas sugestões de objetivos/habilidades que são comuns a todas as áreas no processo de ensino e de aprendizagem e que oferecem oportunidades de desenvolvimento da leitura. A partir da leitura de textos, produzir marcação, apontamentos, fichamentos, resumos e quadros sinópticos. Em textos lidos, reconhecer e estabelecer organização e hierarquização de tópicos e idéias. Situar-se como leitor de textos didáticos e culturais, analisando-os. A partir da leitura, interpretar a natureza e a intencionalidade de textos de conteúdos variados. Destacar elementos significativos de textos, após lê-los. Ler e interpretar gráficos e tabelas. Localizar informações nos textos lidos. Identificar os implícitos e subentendidos nos textos lidos. Ler mapas, rótulos, listas telefônicas, bulas, receitas, horóscopos. Posicionar-se criticamente diante dos textos lidos. Ler e escrever utilizando as redes sociais (facebook, Orkut, blogs,) de modo a utilizar as tecnologias a serviço da aprendizagem. Você, professor, com sua criatividade e competência pedagógica certamente conhece muitas outras formas de ampliar a capacidade de leitura dos nossos estudantes. Move-nos a certeza de sua sensibilidade para enfrentar e melhorar esta grave situação de leitura e escrita dos estudantes em geral. Equipe PAIP

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