Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Roteiro de Estudos - PORTUGUÊS 6° ANO

Língua Portuguesa
Tema: Estratégias de leitura e relações entre os recursos expressivos e efeitos de sentido, coerência e coesão no processamento do texto
Atividade
Leia o texto e responda as questões em seu caderno:
TEXTO
CAVERNA
Houve um dia,
no começo do mundo,
em que o homem
ainda não sabia
construir sua casa.
Então disputava
a caverna com os bichos
e era aí a sua morada.
Deixou para nós
seus sinais,
desenhos desse mundo
muito antigo.
Animais, caçadas, danças,
misteriosos rituais.
Que sinais
deixaremos nós
para o homem do futuro.
Fonte: Roseana Murray. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994.
a) Onde moravam os homens mencionados no texto?
b) Por que os homens deixavam desenhos nas cavernas?
c) Que nome recebe os desenhos nas cavernas?
d) Quais sinais o homem atual deixará para o homem do futuro?
e) Represente o poema por uma ilustração.
Onde encontro o conteúdo
Texto disponível no link: Acesso em 16 de abr. 2020.
Texto Complementar para atividade:
A arte rupestre
A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana. Ainda hoje, muitos especialistas discutem se o desenho rupestre pode ser avaliado como uma forma de arte.
Mesmo sendo difícil resolver tal polêmica, não podemos negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos. Para alguns estudiosos, o desenvolvimento desse tipo de manifestação esteve diretamente ligado ao processo de dominação do fogo. O controle desse elemento natural permitiu o conforto e a segurança necessários para o posterior surgimento de processos de comunicação mais complexos, como a palavra e a arte.
Em geral, podemos perceber que a arte rupestre conta com motivos de feição naturalista, onde temos a presença constante de seres humanos e animais. Os homens rupestres são costumeiramente representados de forma isolada ou realizando algum tipo de ação coletiva, como o momento da caça, o parto de uma criança ou o intercurso sexual. Entre os animais, temos a predominância daqueles que serviam como alimento ou atacavam algum espaço habitado por homens.
Inicialmente, essa espécie de manifestação artística aparece como uma clara intenção do homem em registrar as situações que integravam a sua rotina.
Contudo, algumas pesquisas mostram curiosamente que os locais de produção da arte rupestre não eram próximos a algum tipo de aldeia ou morada humana. Dessa forma, pode-se deduzir que o homem pré-histórico já encarava esse tipo de atividade como algo dotado de um lugar e sentido especial.
Apesar dessa leitura possível, devemos salientar que a interpretação da arte rupestre está repleta de limites e problemas. Mas isso não implica dizer que o homem pré-histórico fosse desprovido de qualquer senso estético. Ao representar um animal ou um próximo, o autor explorava elementos de proporção e tonalidade que teriam como pretensão salientar aquilo que era visto como importante em sua visão particular.
Paralelamente, devemos citar que a arte rupestre não se limitava ao registro cotidiano ou a marcação de uma situação corriqueira. Muitas pinturas encontradas em cavernas escondidas e regiões pouco habitadas indicam que essa manifestação artística cumpria uma parte dos rituais funerários e religiosos da pré-história. Ao mesmo tempo, a presença de motivos geométricos (círculos, cruzes, pontos e espirais) demonstra outra faceta complexa e misteriosa dessa arte.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-rupestre.htm Acesso em 10 de abr. 2020.
Objetivo Interpretar os diversos tipos de texto.
Depois da atividade
Converse com colegas e familiares sobre as personagens do texto. Incentive alguém a LER! Use a #EducacaoBahia para discutir sobre o conteúdo de sua postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário