Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Roteiro de Estudos - PORTUGUÊS 6° ANO

Língua Portuguesa

Tema: Estratégias de leitura e relações entre os recursos expressivos e efeitos de sentido, coerência e coesão no processamento do texto.

Atividade

Leia o texto, e, se for preciso, volte uma, duas, três vezes para compreender.
Gaguejou em uma palavra, releia, isso ocorre com todo mundo. Depois responda aos questionamentos.

TEXTO

Os sete mitos sobre os gatos

1. Gatos odeiam água: depende do gato. Algumas raças, como o maine coon e o angorá turco, adoram. Tanto que, na falta de um rio ou lago, se enfiam debaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. Para outras raças, é tudo questão de costume.

2. Eles enxergam no escuro: quase. Eles têm uma visão noturna dez vezes melhor do que a dos humanos. Mas ainda é preciso haver alguma luz para que uma camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando a visão.

3. Gato preto dá azar: Essa é uma lenda contraditória. Em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um na rua era azar na certa. Já no Japão e no Reino Unido, esse é considerado um bom sinal.

4. Eles não podem ser adestrados: apesar da fama de insubordinados, podem sim. “Com um pouco de paciência e as técnicas certas, gatos podem aprender os mesmos truques que os cachorros”, afirma o adestrador Gustavo Campelo, de São Paulo. Na Rússia, há 30 anos, o Teatro dos Gatos de Moscou conta com mais de 120 gatos que fazem acrobacias, andam em corda bamba e equilibram bolas no nariz.

5. Apegam-se à casa, e não aos donos: gatos têm um forte senso territorial, mas também sabem muito bem quem cuida deles.

6. Gatos tem 7 vidas: bem que eles gostariam. Mas a verdade é que tem uma só, que dura em média 15 anos para gatos domésticos – e algo entre dois e três para os de rua.

7. Sempre caem em pé: Esse é um dos mitos que deram origem à história acima. Mas a queda precisa ocorrer a uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que eles consigam se virar a tempo. E, se for de uma altura muito grande, mesmo caindo sobre as quatro patas eles ainda podem se machucar.

Fonte: Acesso em 15 de abr. 2020.


1. O que esse título diz para você?

2. Anote o que você considerar importante para pensar, comentar, discordar, procurar o significado.

3. Observe como o texto foi sendo organizado: como cada parágrafo foi construído, a escolha das palavras (vocabulário), os sinais de pontuação, como as ideias vão se unindo para que possamos compreender a mensagem. Pense sobre verdadeiro e falso; mito e realidade. Será que devemos ter uma ideia única sobre os fatos ocorridos? Sobre o que dizem para nós? Sobre o que está escrito nos livros? Agora, busque distinguir fato (algo ocorrido) e opinião (modo pessoal de pensar sobre o fato ocorrido). Percebeu como a leitura vai lançando outros mundos em nosso mundo?

Onde encontro o conteúdo
Os sete mitos sobre os gatos: Acesso em 15 de abr. 2020.

Objetivo
Ampliar as habilidades de leitura, oralidade por meio do gênero reportagem, realizando a escrita de notas para aprofundar o estudo do texto e conhecer melhor as relações entre as palavras.

Depois da atividade

Use a #EducacaoBahia para apresentar as suas impressões sobre o conteúdo de sua atividade. Você considera que melhorou a leitura?
Estamos aguardando notícias suas... Mas continue em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário