Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Roteiros de Estudos - Linguagens - 6º ANO

Língua Portuguesa

Tema: Curadoria de informação para ampliação do Campo Artístico-Literário, tendo como recorte o gênero literário poema.
Atividade
As atividades da semana foram elaboradas para, no primeiro momento, ampliar o seu gosto pela leitura de poemas, aproximando-o do campo artístico-literário, tendo em vista a fruição.
Leia para saborear as palavras, para senti-las, tomando-as para si. Leia em voz alta para celebrar a literatura como arte da palavra.
Para cada dia desse encontro há um poema a sua espera. Colha-o e descortine novos horizontes.
1) Leia o poema:

TEXTO
O Menino que carregava água na peneira Manoel de Barros

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e
sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo
que catar espinhos na água.
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces
de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio, do que do cheio.
Falava que vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito,
porque gostava de carregar água na peneira.
Com o tempo descobriu que
escrever seria o mesmo
que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser noviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor.
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta!
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios
com as suas peraltagens,
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!
Disponível: . Acesso em 20 abr.2020.
Gostou desse primeiro movimento? Agora, vamos tecer alguns comentários sobre o poema. Assim, você retornará à leitura para descobrir ainda mais...
2) Responda aos questionamentos para compreender ainda mais!
a) O menino era “cismado e esquisito” – que outra palavra você pode usar para caracterizar o menino sem perder o sentido que está no texto?
b) De que modo é possível afirmar que a mãe sentia orgulho do seu filho?
c) Como você explica a expressão presente no texto: “carregava peneira”?
d) Por que a mãe achava que o menino ia ser poeta?
Onde encontro o conteúdo
Se estiver com acesso à internet assista ao vídeo indicado.
O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA - Manoel de Barros. Disponível em: . Acesso em: 20 abr.2020.
Você pode aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero literário poema, acessando os textos:
Verso, estrofe e rima. Disponível em:
.Acesso em: 20 abr. 2020.
As entrelinhas do texto literário. Disponível em:
.Acesso em: 20 abr. 2020.
Livro didático de Português do 6º ano
Objetivo
Ampliar a competência leitora. Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico por meio da literatura como arte da palavra.
Depois da atividade
E aí, como você avalia o seu trabalho? O que você aprendeu?
Use a #educacaobahia para discutir sobre o conteúdo de sua postagem.
Ei, fique em CASA! Nós queremos você muito bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário